sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Comissões de frente 2012 - PORTO ALEGRE

Estado Maior da Restinga
Apesar do empenho das escolas em apresentar um grande espetáculo de abertura, em Porto Alegre a comissão de frente não é considerada um quesito de avaliação. Existe uma grande mobilização dos integrantes das comissões para mudar essa realidade. E para que isso aconteça, os presidentes das escolas precisam se reunir e mudar o regulamento dos desfiles.
Estamos na torcida!

Imperatriz Dona Leopoldina
Enredo: "75 Anos de Cara Pintada de Brasil - UNE Somos Nós, Nosso Samba, Nossa Voz!"

Protegidos da Princesa da Isabel
Enredo: "Das Trevas a luz...seguimos Protegidos rumo ao Paraíso"

União da Vila do IAPI
Enredo: "Água, berço da existência"

Unidos de Vila Isabel
Enredo: “Ibia-Mon - Minha história, minha raiz"

Estado Maior da Restinga
Enredo: "Da mitologia à realidade: A Tinga de taça na mão! Vinhos do Brasil, sinônimo de qualidade, saúde, prazer e prosperidade"


Bambas da Orgia
Enredo: "Dos cerros do solo gaúcho nasce a Rainha da Fronteira. Bagé, um salto para o futuro"


Acadêmicos de Gravataí
Enredo: "A onça negra samba e canta Passo Fundo"


Imperadores do Samba
Enredo: "Imperadores apresenta Paulo Paim: Um leão na luta que faz o bem sem olhar a quem"

Embaixadores do Ritmo
Enredo: "O que os olhos não veem, o coração não sente?"

Império da Zona Norte
Enredo: "O Império Contra-Ataca"
[ envie imagens ]

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

BASTIDORES - Vila Isabel 2012

"A Savana Africana"
por Marcelo Misailidis


CARNAVAL 2013 - AUDIÇÃO - COMISSÃO DE FRENTE DO GRES ESTÁCIO DE SÁ



DIA 29 DE AGOSTO DE 2012 LOCAL- QUADRA DA ESTÁCIO DE SÁ
.Endereço: Av. Salvador de Sá, 206 - 208 - Cidade Nova/Estácio
AS 19:00 HORAS

HOMENS - BAILARINOS OU QUE TENHAM ALGUMA EXPERIENCIA COM DANÇA!!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

CRIADOR OU CRIATIVO?


Todos os anos após os desfiles, naturalmente, as pessoas escolhem seus favoritos na avenida. Daí, as opiniões se multiplicam e criam eco por todo o ano até que chegue o próximo carnaval e o ciclo se reinicie.

Quando o assunto comissão de frente pega fogo nas redes sociais é comum ouvir comentários como:
"Foi incrível! Mas a ideia foi do carnavalesco", "Ok! Ok! Tava legal, mas ele não criou nada!"...

Então, qual o limite entre a criação e a execução de uma ideia? Isso desqualifica este ou aquele coreógrafo? Afinal, a ideia original deve ser do carnavalesco ou o coreógrafo deve ter a liberdade de criar sobre o tema proposto?

Polêmico ou não, o assunto é frequente entre as pessoas que tem uma maior ligação com as escolas de samba e com as comissões de frente. Mas a verdade é que no final, quem ganha mesmo é o grande público.

E foi pensando nisso, que decidimos procurar uma definição de CRIADOR e CRIATIVO, que melhor se encaixasse à esta questão, aprofundando ainda mais o debate sobre o assunto.


"O criador cria da emoção, de um sentimento ou de uma manifestação autêntica, das suas virtudes, das suas experiências, das suas conclusões ou das suas desconclusões. Assim ele cria uma manifestação, não importa o formato: Músicas, quadros, versos, filmes, imagens, cores, palavras ou poesia. Teatro, acordes, luzes e sons. Esculturas, melodias, rítmos ou nada disso.

O criador é um materializador dessa manifestação, com um propósito ou nenhum. O criador, entretém, emociona e sua criação se torna realmente factível no momento em que provoca uma reação em alguém ou torna-se uma entidade-potencial que move-se contra à mesmisse e o senso comum, capaz de interromper a inércia, a não-percepção e o esperado. A obra de um criador passa a ter vida própria e se torna tangível quando instala-se em forma de reação em cada ser-humano que estabelece contato.


O criativo é aquele que recria, que estuda o fator sensibilizador e transforma em outras coisas. É o esperto, o malicioso que usa a criatividade adequadamente a uma circunstância. O criativo trabalha pela necessidade de terceiros, pela virtude de se fazer entender, atrair e claro, de se fazer necessário também.

Ser criativo requer repertório, sensibilidade e conhecimento sobre a excelência da criação, mesmo que não seja um criador. Ser criativo requer conhecimento sobre as consequências que uma criação produz e principalmente como ela instala-se em forma de reação em cada ser-humano, a fim de propagar.

E o mais importante é que o criativo, tenha pelo menos um pouco da essência de criador, uma certa fagulha de subversão, para criar uma manifestação desestabilizadora e que faça realmente diferença no rítmo do cotidiano ou na transformação de um momento curto e aparentemente despretencioso em um momento memorável."
Extraído do blog Day Bay Day


E você? O que acha? Dê a sua opinião.



PRÊMIO SAMBANET


Um grupo formado em mais um dentre tantos grupos de debates na internet sobre os desfiles do carnaval, se reuniu e deu origem ao principal prêmio oferecido às agremiações dos Grupos de Acesso carioca.

A premiação é aguardadíssima pelos amantes da folia, que se reúnem numa festa super animada. Lá, premiados ou não, fazem da festa de entrega uma grande confraternização do samba. Nos últimos anos, a quadra da Unidos da Tijuca tem acolhido o prêmio que acontece entre os meses de abril e maio.
 Um grande carnaval fora de época!

Como surgiu...

Originária das Listas de discussões, que reúnem diariamente uma legião de pessoas aficionadas por carnaval, notadamente o desfile de Escolas de Samba do Rio de Janeiro, esse grupo, durante o ano, se reúne trocando informações sobre os preparativos para a premiação do próximo carnaval.
Contando com a participação de jornalistas, pesquisadores, carnavalescos, dirigentes, desfilantes e pessoas interessadas nas Escolas de Samba do carnaval carioca, as listas de discussões pela internet se tornaram os mais importantes fóruns de debates sobre o carnaval carioca e as Escolas de Samba do Rio de Janeiro.
E foi num de nossos acalorados debates que, em 1999, um grupo de integrantes da lista Rio-carnaval, pioneira nos debates virtuais sobre samba, percebeu a inexistência de uma premiação específica para os desfiles das Escolas de Samba dos Grupos A e B, importantes grupos de base para carnaval carioca. Decidiu-se então instituir a primeira Premiação S@mba-Net valorizando os melhores nos desfiles dos Grupos A e B.

O regulamento 

MELHOR COMISSÃO DE FRENTE - Grupos A e B
O prêmio caberá ao coreógrafo da Comissão de Frente.
Considerar: Exatidão da coreografia, criatividade, elegância e adequação da fantasia. 
Os julgadores


Luiz Fernando Reis
Carnavalesco - Professor - Pesquisador e Dirigente de Escolas de Samba desde 1980. Colunista do Site SRZD/Carnavalesco - Comentarista de Carnaval da Rádio Tupi . Já trabalhou como carnavalesco na Caprichosos, União da Ilha, Salgueiro, Unidos da Tijuca, São Clemente, Imperatriz, Santa Cruz, Unidos de Lucas entre outras. Atualmente integra a comissão de carnaval do G.R.E.S. Caprichosos de Pilares e é carnavalesco da Escola Embaixadores do Ritmo de Porto Alegre. Idealizador, fundador e coordenador do Prêmio S@mba-Net.

Paulo Renato
É um grande admirador dos desfiles dos Grupos de Acesso,assistindo-os desde a infância.Freqüentador assíduo das quadras das Escolas de Samba. Contribui com a Equipe de webmasters do PortelaWeb. Atuou como produtor da TV GLOBO durante o carnaval de 2004. É um dos criadores do Troféu S@mba-Net.

Fábio Pavão
Doutor em Antropologia pela UFF, professor e pesquisador. É colunista do site Tudo de Samba e participa como comentarista da rádio 107 FM no carnaval. Já ministrou palestras para o corpo de jurados dos grupos de acesso. Está no Prêmio desde a edição de 2001.

Mauro Samagaio
Analista de Sistemas, Ritmista e ex-integrante da Comissão de Carnaval do G.R.E.S. Caprichosos de Pilares. Começou a desfilar em 1980, passando por várias agremiações nos mais diversos grupos. Acompanha os desfiles desde 1976. Está no S@mba-Net desde a Edição de 2001.

Tatiana Ribeiro
Historiadora, interessa-se principalmente pelos aspectos culturais do povo carioca. Com 2 anos de idade pisava na avenida com a Alegria da Passarela (hoje Aprendizes do Salgueiro), escola mirim do Salgueiro. Em 1991 passou a desfilar na escola principal, já tendo passado por Diretoria, Ala das Baianas, Carro e Alas. Atualmente faz parte da bateria da Unidos da Tijuca, desfilando também em outras agremiações dos Grupos de Acesso. Está no S@mba-Net desde a edição de 2002.

Marcos Capeluppi
Bacharel em turismo, ministra aulas na área, além de desenvolver estudos enfocando o ambiente e cultura das escolas de samba cariocas. Está no S@mba-Net desde a edição de 2002.

Rafael Marçal
Começou assistindo aos desfiles pela televisão em 1990, e desde 1996 assiste aos desfiles dos Grupos de Acesso na Sapucaí. Desde 2005 é responsável por registrar os desfiles dos Grupos B, C e D para o acervo da Premiação, onde atua desde a edição de 2002.

André Bonatte
Percussionista e Designer. Participa, como ritmista, dos desfiles das escolas de samba e blocos desde 1990. Durante 13 anos Arregimentou e conduziu o naipe de tamborins da Imperatriz Leopoldinense. Participou de projetos musicais como shows e workshops na França, Dinamarca e Canadá e em diversas cidades brasileiras. Está no S@mba-Net desde e edição de 2003.

Chico Frota
Produtor musical. Foi responsável pelo CD do Grupo B da Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro nos carnavais de 2004 e 2005, e desde 2006 trabalha com Leonardo Bessa produzindo os CDs da AESCRJ. Empresta seu talento para registrar o que acontece nas quadras das Escolas de Samba. Está no S@mba-Net desde a edição de 2004.

Renato Buarque
Bacharel em Informática formado pela PUC-Rio (2006). Webmaster do site Apoteose.com, um dos sites de samba mais antigos em atividade. Desde a infância um apaixonado pelas Escolas de Samba. Ritmista de algumas escolas (tamborim) e membro do Departamento Institucional do G.R.E.S. Mocidade Independente de Padre Miguel. Está no S@mba-Net desde a edição de 2006.

Márcio Zuma
Diretor de Harmonia, divulgador de Escolas de Samba e participante atuante dos fóruns de carnaval na internet. Está no S@mba-Net desde a edição de 2007.

Fernando Peixoto
Bacharel em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professor da Rede Municipal do Rio de Janeiro. Apaixonado por carnaval desde 1984, já fez parte do Corpo de Julgadores dos desfiles do Grupo de Acesso. Atualmente é colunista do site Tudo de Samba, onde também colabora na webradio. Está no S@mba-Net desde a edição de 2008.

Eduardo Campos
Engenheiro, Professor de Estatística. Apaixonado por manifestações de cultura popular em geral, acompanha os desfiles das escolas de samba desde 1984. Participa ativamente de encontros, fóruns e listas de discussão sobre Carnaval na Internet. Está no S@mba-Net desde a edição de 2008.

 ***As comissões premiadas ***

Grupo de Acesso A

1999 - Unidos da Tijuca  
ENREDO: "O dono da terra"

2000 - Paraíso do Tuiuti
ENREDO: "Um monarca na fuzarca"

2001 - Império da Tijuca
ENREDO: "Macaé, a princesinha do Atlântico"

2002 - Estácio de Sá
ENREDO: "Nos braços do povo, na passarela do samba... Cinqüenta anos de O Dia"

2003 - Paraíso do Tuiuti
ENREDO: "Tuiuti desfila o Brasil em telas de Portinari "

2004 - Alegria da Zona Sul
ENREDO: "Dorival Caymmi, o Mar e o Tempo Nas Areias de Copacabana"

2005 - União da Ilha
ENREDO: "Das Veredas dos Trilhos a um Sonho de Fé... A Ilha Traz a Conquista do Pináculo, Corcovado Tentação"

2006 - Santa Cruz
ENREDO: "Liberdade, Igualdade, Fraternidade - Um Sonho Chamado França"

2007 - Renascer de Jacarepaguá
ENREDO: "Jacarepaguá - Fábrica de Sonhos"

2008 - Caprichosos de Pilares
ENREDO: "De Santo Antônio de Sá ao Polo Petroquímico, Itaboraí...uma terra abençoada!"

2009 - Estácio de Sá
ENREDO: "Que Chita Bacana"

2010 - Império Serrano
ENREDO: "João das ruas do Rio"

2011 - Acadêmicos da Rocinha
ENREDO: "Rocinha! Estou vidrado em você"

2012 - Acadêmicos da Rocinha
ENREDO: "Vou colocar teu nome na praça"


Grupo de Acesso B

1999 - Paraíso do Tuiuti
ENREDO: "Uma delícia glacial no país do Carnaval"

2000 - Arranco do Engenho de Dentro
ENREDO: "Brasil, 500 anos em três raças"

2001 - Arranco do Engenho de Dentro
ENREDO: "Oh, que saudades que eu tenho!"

2002 - Renascer de Jacarepaguá
ENREDO: "Dos dias de Reis aos contos históricos nos 500 anos de Angra"

2003 - Renascer de Jacarepaguá
ENREDO: "Arre égua! Hoje nós vamos pras comédias!"

2004 - Vizinha Faladeira
ENREDO: "A Bela Adormecida"

2005 - Unidos da Ponte
ENREDO: "E eles verão a Deus"

2006 - Paraíso do Tuiuti
ENREDO: "O Imperador Morava Ali, do Outro Lado do Tuiuti "

2007 - Lins Imperial
ENREDO: "Chico Mendes, o Arauto da Natureza"

2008 - Sereno de Campo Grande 
ENREDO: "O Gigante chamado Brasil"

2009 - Estácio de Sá
ENREDO: "Que Chita Bacana"

2010 - Alegria da Zona Sul
ENREDO: "No Mundo da Fantasia... vejo as cores da Alegria"

2011 - Mocidade de Vicente de Carvalho
ENREDO: "Uma viagem ao universo dos cabelos"

2012 - Alegria da Zona Sul
ENREDO: "Os Saltimbancos"

Os premiados de 2012


Rocinha                                                                                                                        Alegria da Zona Sul













Saiba mais:

FONTE: SAMBANET

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

ENQUETE - Qual a melhor das comissões da Mocidade?



Ela foi a primeira escola a levar um tripé acompanhando a comissão. Tentou colocar seus componentes sobre patins, uma ousadia ainda não permitida pelo regulamento. Vestiu seus integrantes negros, altos e fortes de "Xuxa", incluiu a dramatização exigida pelos figurinos em "Chuê, chuá..." e "Criador e criatura..."
Suas comissões de frente foram comandadas por diversos coreógrafos, mas a marca da ousadia esteve presente de tempos em tempos. Assim a Mocidade reuniu em sua história momentos que colaram na retina de quem viu tanta alegria, beleza e criatividade.
Salve a Mocidade!

Escolha a sua favorita, daqui a 15 dias, vamos divulgar a comissão mais votada. Participe!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

NOSSA HISTÓRIA - Mocidade e as comissões do ano 2000

Mocidade 2008

É com muito ziriguidum que a Mocidade chega em 2001! O início do milênio é marcado pelo revesamento de coreógrafos no comando do quesito, o que garante apresentações diferenciadas e cheias beleza.

2000
ENREDO: “Verde, amarelo, azul anil, colorem o Brasil no ano 2000”
“Constelações do Brasil”
por Bete Martins, Cláudio Baltar e Vanda Jacques

2001
ENREDO: “Paz e harmonia, Mocidade é alegria”
por Cláudio Baltar, Vanda Jakuas, Beth Martins e Steven Hater

2002
ENREDO: “O grande circo místico”
“Beatriz entre os palhaços”
por Marcos Casuo

2003
ENREDO: “Para sempre no seu coração – Carnaval da doação”.
“A divina forma humana”.
por Paulo Mantuano

2004
ENREDO: “Não corra, não mate, não morra, pegue carona com a Mocidade! Educação no trânsito”
“Bufões arlequinais”
por Paulo Mantuano

2005
ENREDO: “Buon Mangiare, Mocidade! A arte está na mesa”
“Trupe independente de Padre Miguel”.
por Luciana Yegros

2006
ENREDO: “A vida que pedi a Deus”
 “A grande luta: apocalípticos x apoteóticos”.
por Ana Botafogo

2007
ENREDO: “O futuro no pretérito. Uma história feita à mão”
 “Imagem e semelhança”
por Claudia Ribeiro

2008
ENREDO: “O quinto império: de Portugal ao Brasil, uma utopia da história”
“O nascimento místico de Portugal”
por Fábio de Mello

2009
ENREDO: "A Mocidade apresenta: Clube Literário - Machado de Assis e Guimarães Rosa... Estrelas da poesia!"
"Os Imortais"
por Fábio de Mello

2010
ENREDO: "Do paraíso de deus ao paraíso da loucura, cada um sabe o que procura"
"Anjos - Os guardiões do Paraíso"
por Jorge Teixeira e Saulo Finelon

2011
ENREDO: "Parábola dos divinos semeadores"
 "Cristais de gelo e o poder da natureza"
por Jorge Texeira

2012
ENREDO: “Por Ti, Portinari: Rompendo a tela, a realidade"
 "Um Esboço, Um Traço"
por Renato Vieira


Veja também:
* * * * 
Os anos 90

Os anos 80

terça-feira, 14 de agosto de 2012

NOSSA HISTÓRIA - Mocidade e as comissões dos ano 90

A Mocidade que já havia sido pioneira ao criar uma comissão formada por negros altíssimos, nos anos 90, decide arregaçar as mangas da ousadia e põe na avenida momentos que entraram na história.

A escola dominava os desfiles nos anos 90 e suas comissões eram cheias de novidades. Vale destacar a roupa de escafandrista que exigiu dos componentes uma apresentação em câmera lenta. Se atualmente os tripés são quase parte obrigatória das apresentações, foi a Mocidade em 94 que levou pela primeira vez um deles para a avenida. Máscaras fabricadas nos Estados Unidos, deram vida aos perfeitos Frankensteins do enredo "Criador e Criatura". E em 1999 a Intrépida Trupe pulou para o comando com os sapos cururus que encantaram o público no enredo sobre Vila Lobos.


1990
ENREDO: “Vira virou... Mocidade chegou”.
“Figurino”.
Responsável: Paulo Viana

1991
ENREDO: “Chuê... Chuá... As águas vão rolar!”
“Escafandristas”
Responsável: Paulo Vianna 

1992

ENREDO: “Sonhar não custa nada! Ou quase nada...”
 “Os guardiões do sonho”
por Gerônimo

1993

ENREDO: “Marraio feridô sou rei”.
 “Jogadores de basquete”
por Gerônimo

1994
ENREDO: “Avenida Brasil – tudo passa, quem não viu?”
“Tripé – Batedores da Mocidade”
por Cláudia Ribeiro


1995
ENREDO: “Padre Miguel olhai por nós”
“Arautos da Santa Ordem”
por Cláudia Ribeiro

1996
ENREDO: “Criador e criatura”.
“O Criador e suas criaturas”
por Cláudia Ribeiro

1997
ENREDO: “De corpo e alma na Avenida”
“O Homem, um ser aquático” 
por Cláudia Ribeiro

1998
ENREDO: “Brilha no céu a estrela que me faz sonhar”
 “Rá”
por Cláudia Ribeiro

1999
ENREDO: “Villa-Lobos e a apoteose brasileira”
“Sapos-Cururus da beira do rio...”
por Cláudio Baltar (Intrépida Trupe)


domingo, 12 de agosto de 2012

NOSSA HISTÓRIA - Mocidade e as comissões dos anos 80


Na década de 80 a Mocidade mostrava que realmente era independente e já dava as cartas da ousadia. O ponto alto foi quando colocou a sua comissão formada por negros altíssimos vestidos como se fossem a apresentadora  Xuxa à frente do irreverente desfile “Beijim beijim bye bye Brasil”. 

"Sou independente, sou raiz também. 
Sou Padre Miguel, sou Vila Vintém..."

1983
"Como era verde o meu Xingú"

1984
ENREDO: “Mamãe, eu quero Manaus”. 
 “Piratas”

1985
ENREDO: “Ziriguidum 2001- um Carnaval nas estrelas”.
 “Astronauta”

1986
ENREDO: “Bruxarias e histórias do arco da velha”.
 “Bruxos”

1987
ENREDO: “Tupinicópolis”.
 "Caciques do asfalto (de cocar, terno, gravata, maleta 007)”

1988
ENREDO: “Beijim beijim bye bye Brasil”.
 “Xuxetes

1989
ENREDO: “Elis, um trem de emoções”
 “Meus amigos”

sábado, 11 de agosto de 2012

ENQUETE - Qual a melhor das comissões de frente Leopoldinenses?


É praticamente impossível falar em comissão de frente e não lembrar da Imperatriz Leopoldinense. Emoção, poesia e precisão marcaram a trajetória do quesito, que é repleta de sucessos.

E você? Seria capaz de escolher uma delas? Vamos tentar?

Então, deixe o seu comentário indicando a sua favorita, daqui a 15 dias vamos divulgar a comissão eleita por todos que participarem dessa brincadeira.

Os anos 80

Os anos 90

Os anos 2000

NOSSA HISTÓRIA - Imperatriz Leopoldinense e os anos 2000

Imperatriz 2011
A Imperatriz Leopoldinense que é conhecida por seus enredos históricos se vê de repente no ano 2000. E no novo milênio suas comissões decidiram contar um pouco mais da história, escrevendo mais um capítulo recheado de grandes emoções. O encanto do premiado grupo comandado por Fábio de Mello continuou por alguns anos, até que em 2007 o coreógrafo se desliga da escola, deixando para trás apresentações memoráveis. Foram Cristãos, mouros, monstros marinhos, bichos papões, bruxas, piratas, cisnes, bacalhaus, mosqueteiros... Ufa! Mil faces de um grupo que marcou uma fase de ouro no quesito.

E a missão de levar todo esse encanto em frente ficou nas mãos de Alice Arja, Regina Sauer e Alex Neoral que no último carnaval fez seus meninos "voarem" na avenida. Missão árdua, mas não impossível! A escola de Ramos continuou nos brindando com lindos shows de abertura. Confira!


2000
ENREDO: “Quem descobriu o Brasil, foi seu Cabral, no dia 22 de abril, dois meses depois do Carnaval”.
 “Uma ópera brasileira em três atos”
por Fabio de Mello

2001
ENREDO: “Cana-caiana, cana roxa, cana fita, cana preta, amarela, Pernambuco... 
Quero vê desce o suco, na pancada do ganzá!”
 “Cristãos e mouros”
por Fabio de Mello

2002
ENREDO: “Goytacazes... Tupi or not tupi, in a south american way!”
“Bicho Papão”
por Fabio de Mello


2003
ENREDO: “Nem todo pirata tem a perna de pau, o olho de vidro e a cara de mau...”
“Piratas”.
por Fabio de Mello e Luciana Yegros


2004
ENREDO: “Breazail”
"Bruxas"
por  Fabio de Mello

2005
ENREDO: “Uma delirante confusão fabulística”.
 “Cisnes”
por Fabio de Mello e Vitor Vidal

2006
ENREDO: “Um por todos e todos por um”.
“Mosqueteiros”
por Fábio de Mello

2007
ENREDO: “Teresinhaaa, uhuhuuu!!! Vocês querem bacalhau?”
 “Cod Morua”
por Fábio de Mello

2008
ENREDO: “João e Marias”.
“Princesas Marias em baile de gala”
por Alice Arja

2009
ENREDO: "Imperatriz... Só quer mostrar que faz samba também"
 "Os Clóvis ou bate bolas"
por Alex Neoral

2010
ENREDO: "Brasil de todos os deuses"
"O homem em busca de Deus"
por Regina Sauer


2011
ENREDO:  "A Imperatriz adverte: sambar faz bem à saúde"
 "Os doutores da alegria"
por Alex Neoral

2012
ENREDO: “Jorge, Amado Jorge
"Capitães da Areia"
por Alex Neoral

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

NOSSA HISTÓRIA - Imperatriz Leopoldinense e os anos 90

Imperatriz 1997

Quando o assunto é comissão de frente, a década de 90 marca a virada do jogo. Foi em 1992 que Fábio de Mello roubou a cena e invadiu a Marquês de Sapucaí com seus fiéis escudeiros revolucionando as apresentações no quesito.

Foram leques, máscaras, guarda chuvas, asas, teclas de piano... Enfim, uma infinidade de inventos estéticos que fizeram da comissão leopoldinense um dos momentos mais aguardados do carnaval. Uma coleção de notas 10, prêmios e apresentações mágicas que permanecem na memória de todos os amantes das escolas de samba.

1990
ENREDO: “Terra Brasilis, o que se plantou deu”.
 “Anjos barrocos”
Responsável: Braz

1991
ENREDO: “O que é que a banana tem?”
 Tradicional
Responsável: Braz

1992
ENREDO: “Não existe pecado abaixo do Equador”.
 “Navegantes”
por Fábio de Mello

1993
ENREDO: “Marquês que é marquês, do sassarico é freguês”.
 “Mascarados de Veneza”
por Fábio de Mello e Suzana Trindade

1994
ENREDO: “Catarina de Médicis na Corte dos Tupinambôs e Tabajères”.
 “Dançarino da Corte”
por Fábio de Mello

1995
ENREDO: “Mais vale um jegue que me carregue, que um camelo que me derrube lá no Ceará”.
“Expedição científica”
por Fabio de Mello

1996
ENREDO: “Imperatriz Leopoldinense honrosamente apresenta: ‘Leopoldina, a Imperatriz do Brasil’”.
 “Nobres austríacos”
por Fabio de Mello

1997
ENREDO: “Eu sou da lira não posso negar”
 “Figura de Carnaval, um alegoria ao carnaval e a música de Chiquinha Gonzaga”
por Fabio de Mello

1998
ENREDO: “Quase no ano 2000”.
“O sonho de Ícaro”
por Fabio de Mello

1999
ENREDO: “Brasil mostra sua cara em... Theatrum Rerum Naturalium Brasilae”.
“Nobreza holandesa”.
por Fábio de Mello