terça-feira, 31 de julho de 2012

ENTREVISTA - Junior Cvb, coreógrafo do camisa Verde e Branco 2013








Já havíamos batido um papo com ele quando ainda era componente, mas agora o apaixonado Junior da Camisa Verde e Branco, dará passos mais largos no comando da comissão de frente de sua escola de coração. Então o procuramos novamente, mas agora para saber sobre as expectativas do coreógrafo Junior Cvb.





CF - Como surgiu o convite para assumir o comando da comissão de frente?
-A escola de certa forma estava insatisfeita e querendo fazer algumas mudanças. Aconteceram alguns encontros com a diretoria da escola, onde fechamos como seria a nova ideologia da ala.

CF - E vc que é um apaixonado pela escola e que tem um caso de amor antigo pela comunidade, como reagiu a isso?
- Não só eu reagi, mas todo o time reagiu da melhor maneira possível é um sonho não só pra mim para todos do time. Todos abraçaram a liderança e ficaram felizes com a oportunidade.

CF - Como seus tios que foram destaques da escola reagiram à notícia?
- A família como sempre reagiu de maneira positiva. Não só meus pais e meus tios, mas toda família de cada integrante, pois a nossa responsabilidade será grande agora. Eles nos passam confiança ao nos apoiar e isso acaba nos dando tranquilidade pra trabalhar.


CF - Como utilizará a experiência de ter sido componente neste grupo na construção do trabalho para 2013?

- Minha experiência como componente conta muito. A minha e de meus companheiros. São muitos anos desfilando como componente da comissão de frente do Camisa Verde. Aprendi muito com cada profissional que passou pela ala e isso será fundamental para um bom desfile. Claro que todos nós iremos nos aprimorar ainda mais, afinal todo aprendizado é sempre bem vindo.

CF - Quais as suas impressões sobre o enredo "Era uma vez Outra Vez" que a Camisa levará para a avenida no próximo ano?
- Esse um tema é maravilhoso, que mexe muito com a imaginação das pessoas. A comissão está viajando muito com a galera nesse belo tema também. E esperamos fazer a nossa comunidade e a arquibancada viajar também junto conosco.

CF - Quais as suas expectativas para o próximo ano?
- Como sempre digo, são as melhores possíveis. Teremos e já estamos tendo bastante trabalho. Mas é trabalhando que se desenvolve algo interessante e estamos em busca disso. Com muita humildade e respeito, vamos fazer o melhor possível para o nosso pavilhão.

 O time da Comissão de Frente do Camisa Verde e Branco agradece à todos da comunidade pela oportunidade e por apoiarem a gente. Contamos cada vez mais confiança e ajuda de todos para que possamos fazer um trabalho inesquecível.
Trabalho e raça nunca faltou para esses meninos e mais uma vez iremos colocar isso em prática. Eu particularmente agradeço a todos do grupo pela oportunidade e pelo desafio que não só EU, mas todos nós teremos.

UM POR TODOS E TODOS POR UM
QUEM VENCE? CAMISA CAMISA CAMISA

Aproveito a oportunidade para agradecer à minha namorada Lilian que sempre deu força. 
Ao Marlon pelos anos de amizade e pela força e apoio que ele deu.
Aos amigos Frede e Fagner da comissão de frente do Mocidade Alegre.
E a todos os integrantes que já passaram pelo grupo da comissão de Frente do Camisa Verde.
Obrigado novamente pela oportunidade!


E para quem quiser fazer parte desta família:

A Comissão de Frente CamisaVerde está selecionando HOMENS E MULHERES com idade superior a 18 anos, para audição de elenco para o Carnaval 2013.

Requisitos:O candidato deverá ter noções básicas de dança e interpretação, ter disponibilidade de horário para ensaios noturnos e de finais de semana, ser responsável, profissional, saber trabalhar em equipe, ser dinâmico, ser interessado e ter vontade de aprender.

Enviar e-mail para: comissaodefrentecamisa50@hotmail.com
Com o assunto AUDIÇÃO COMISSÃO DE FRENTE.
A/C Junior e Sayrê (Coreógrafo e Coordenador respectivamente).

Informando: Nome completo, idade, local onde reside, altura, quais escolas já desfilou e em qual setor (não é necessário ter desfilado em outra agremiação), enviar foto de corpo inteiro e links das redes sociais que possuem.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

AUDIÇÃO PARA COMISSÃO DE FRENTE CAMISA VERDE E BRANCO




Pra quem curte Comissão de Frente e sempre teve interesse e vontade de participar da ala, essa é uma oportunidade.

A Comissão de Frente CamisaVerde está selecionando HOMENS E MULHERES com idade superior a 18 anos, para audição de elenco para o Carnaval 2013.

Requisitos:
O candidato deverá ter noções básicas de dança e interpretação, ter disponibilidade de horário para ensaios noturnos e de finais de semana, ser responsável, profissional, saber trabalhar em equipe, ser dinâmico, ser interessado e ter vontade de aprender.

Enviar e-mail para: comissaodefrentecamisa50@hotmail.com
Com o assunto AUDIÇÃO COMISSÃO DE FRENTE.
A/C Junior e Sayrê (Coreógrafo e Coordenador respectivamente).

Informando: Nome completo, idade, local onde reside, altura, quais escolas já desfilou e em qual setor (não é necessário ter desfilado em outra agremiação), enviar foto de corpo inteiro e links das redes sociais que possuem.

Aguardamos o seu interesse e vontade de fazer parte da Comissão de Frente do Trevo mais querido do Brasil.
Desde já todo o elenco da Comissão de Frente agradece.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

NOSSA HISTÓRIA - Mangueira e suas comissões do novo milênio



Talvez, a verde e rosa tenha sido a escola com o maior número de comissões que tocaram fundo na emoção do torcedor de sua agremiação.

O inconfundível SURDO UM no comando das batidas do coração, guiaram Carlinhos de Jesus na busca do sentimento profundo e da emoção da comunidade apaixonada e fiel.


Criador e criação, coreógrafo e componente... Carlinhos esteve presente ativamente nas apresentações que tinham a emoção como fio condutor. Foi assim, em 2000, quando reproduziu o nascimento de D. Obá em plena avenida. O bebê de brinquedo era tão real, que sua primeira aparição diante do Setor 1, gerou um imenso tumulto envolvendo a imprensa, os seguranças da avenida e os curiosos que acreditavam haver um parto real na pista dos desfiles.
No ano seguinte, o mangueirense já havia perdido D. Neuma, que falecera no dia 17 de julho de 2000. Integrante da velha guarda, filha de Saturnino Gonçalves, um dos fundadores da escola, foi companheira inseparável de D. Zica, que esteve presente na apresentação da comissão de frente, saindo de uma liteira para deixar flores sobre uma pequena faixa onde estava a assinatura da saudosa amiga.

E não parou por aí, seguiu adiante fazendo "bonecas de pano" tomarem vida ao saírem de malas, de onde também surgia a palavra Paz lançada aos ares num balão. Palavra que também esteve presente na tabuleta de Moisés que flutuou diante dos jurados.  E um grande número de bonecos, agora de verdade, também marcaram presença na homenagem a Minas Gerais.

Mas foi em 2005, que toda a energia da escola se concentrou na comissão. Estavam lá Raymundo de Castro (75), Roberto Fernando Paulino (70), Hélio Laurindo da Siva, o Delegado (83), Ed Miranda Rosa, o Seu Ed (88), Olivério Ferreira, o Xangô (82), Jorge Henrique dos Santos, o Preto Rico (82), Nelson Mattos, o Nelson Sargento (80), Paulo Domingos da Silva, o Paulão (76), Cristolina Venâncio (76), Hélio Rodrigues Neves, o Hélio Turco (69), Arlete da Silva Fialho, a Suluca (77), irmã de Delegado e Lucíola Ribeiro de Jesus, a vovó Lucíola, de 104 anos, ganhadora do Estandarte de Ouro de Revelação do Carnaval 2005. Vó Lucíola era parteira e desfilou segurando sua boneca "Edmilza", de 75 anos, exatamente a mesma idade da escola naquele ano. Pura emoção!

E Carlinhos, foi por aí... Entrou com a cara, a coragem e a carranca da Mangueira na avenida desbravando o velho Chico, que não era o Buarque e sim o rio com nome de santo. Escreveu o amor pela escola pra todo mundo de língua portuguesa ler. E ao ritmo do frevo se despediu da escola, deixando para trás momentos que ficaram marcados na história do carnaval carioca.


Em 2009, Janice Botelho mostrou os Brasis do Brasil numa enorme Rosa dos Ventos que ditou a direção de outros ares em uma passagem meteórica pela escola.

E a turma de Jayme Arôxa chegou dançando a música brasileira. E como dançaram! Funk, Samba, Rock... O grupo dançou, cantou e foi feliz. Mas não tanto quanto na homenagem a Nelson Cavaquinho, que esteve presente em diferentes fases da apresentação. Assim, o morro se encheu de alegria e sob as bençãos dos orixás, Cacique e Mangueira se uniram num só coração. Um coração verde e rosa que bate forte, com compassos marcados, como se fosse um surdo. Um surdo único. Um surdo UM.


2012
ENREDO: “Vou Festejar: Sou Cacique, Sou Mangueira"
por Jayme Arôxa

2011
ENREDO: "O filho fiel, sempre Mangueira"
"Morro de alegria"
por Jayme Arôxa

2010
ENREDO: "Mangueira é música do Brasil"
"Um Brasil que Dança, Canta e É Feliz"
por Jayme Arôxa

2009
ENREDO: "A Mangueira traz os Brasis do Brasil mostrando a formação do povo brasileiro"
"Folclore, pé no chão do Brasil"
por Janice Botelho

2008
ENREDO: “100 anos de frevo, é de perder o sapato. Recife mandou me chamar”.
“O frevo do amanhã, um futuro de paz”
por Carlinhos de Jesus

2007
ENREDO: “Minha pátria é minha língua, Mangueira meu grande amor. Meu samba vai ao Lácio e colhe a última flor”.
“A última flor do Lácio”
por Carlinhos de Jesus


2006
ENREDO: “Nas águas do Velho Chico, nasce um rio de esperança”.
“Velho Chico – sua gente, suas lendas e vida”
por Carlinhos de Jesus

2005
ENREDO: “Mangueira energiza a Avenida. O Carnaval é pura energia e a energia é o nosso desafio”.
“Mangueira, energia e vida”
por Carlinhos de Jesus

2004
ENREDO: “Mangueira redescobre a Estrada Real... E deste eldorado faz seu Carnaval”.
“Assim se fez Minas Gerais...”
por Carlinhos de Jesus

2003
ENREDO: “Os dez mandamentos – o samba da paz canta a saga da liberdade”.
"A caravana de hebreus”
por Carlinhos de Jesus

2002
ENREDO: “Brasil com z é pra cabra da peste, Brasil com s é nação do Nordeste”.
“Casamento de Lampião e Maria Bonita”
por Carlinhos de Jesus

2001
ENREDO: “A seiva da vida”.
“Mercadores da alegria”
por Carlinhos de Jesus

2000
ENREDO: “A seiva da vida”.
“Mercadores da alegria”
por Carlinhos de Jesus 



terça-feira, 24 de julho de 2012

CARNAVAL 2013 - SP - O novo coreógrafo da Leandro de Itaquera


SRZD CARNAVAL

'Vamos priorizar os artistas da casa', diz novo coreógrafo da Leandro

Foto: Cris FagaRumo ao Carnaval de 2013, a escola de samba Leandro de Itaquera anuncia mais um reforço para compor o elenco de seu próximo desfile.
Kelson Barros acaba de ser anunciado como novo coreógrafo da comissão de frente da vermelho e branco de Itaquera.
Em seu primeiro depoimento como novo contratado da escola ao SRZD-Carnaval/SP, Kelson afirma que está feliz e ansioso para começar o trabalho.
"A ansiedade é grande para começar este novo projeto, mas estou tranquilho e seguro devido a linha de trabalho que sigo", afirma.
Segundo Kelson, a principal característica da comissão da Leandro de Itaquera 2013 será a participação da comunidade.
"Não pretendemos abrir audição. Durante a seletiva para a escolha do samba-enredo vamos escolher pessoas da comunidade para formar o oo grupo. Vamos valorizar os artistas que temos na casa', finaliza.
Conheça um pouco mais sobre o trabalho de Kerson Barros
Kelson Barros iniciou sua trajetória no mundo da dança aos 12 anos de idade, fazendo parte do grupo de dança da escola em São Luís do Maranhão.
Aos 16 anos estreou seu primeiro espetáculo profissional "Nordestinamente", com direção de Fernando Bicudo. No ano seguinte entrou para "Cia.Barrica de Danças Maranhenses", onde permaneceu por 4 anos.
Já em São Paulo iniciou seus estudos no balé clássico em 2003 no "Studio-3 Espaço de Dança" e neste mesmo ano entrou para o "Balé Folclórico de São Paulo - Abaçaí" onde permanece até 2010.
Em 2004 integrou o "Corpo de Baile Jovem do Teatro Municipal de São Paulo", onde ficou até o ano seguinte. Em 2008 participou da comissão de frente da escola de samba X-9 Paulistana. Em 2010 e 2011, integrou a comissão de frente da Mocidade Alegre, onde também foi assistente coreográfico.
Foi curador de dança e teatro do "Mapa Cultural Paulista" nas edições de 2007, 2008, 2009 e 2010.
Atualmente cursa bacharelado e licenciatura em dança e movimento na Universidade Anhembi Morumbi e ministra aulas de dança na Fábrica de Cultura.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

CARNAVAL 2013 - SP - Camisa Verde e Branco tem novo coreógrafo de comissão de frente


Foto: Acervo Pessoal - Edgar JuniorSRZD CARNAVAL - Rumo ao Carnaval de 2013, a tradicional escola de samba Camisa Verde e Branco apresenta mais uma novidade.
Após realizar grande festa para lançar oficialmente o enredo "Era uma vez, outra vez!", a verde e branca da Barra-Funda anuncia novo comando para a sua comissão de frente.
Após ser dirigida por Yaskara Manzini de 2001 a 2011 e por Ismael Toledo em 2012, a equipe formada por componentes da própria agremiação ganhar novo diretor.
Para o Carnaval de 2013, a comissão será coreografada por Edgar Junior, mais conhecido como Junior CVB. A coordenação ficará com Marcio Sanches.
Em entrevista ao SRZD-Carnaval/SP, Junior afirma que grupo está unido e que objetivo é fazer parte de um desfile campeão.
"A nossa expectativa é a melhor possível. Sabemos que o projeto será muito trabalhoso e que teremos uma responsabilidade imensa pois precisamos garantir a nota máxima para ajudar a escola a conquistar o título de campeã do grupo de acesso", afirma o coreógrafo que não esconde o orgulho por atuar em uma das mais tradicionais agremiações da cidade.
Composta por doze integrantes, a comissão de frente do Trevo irá abrir vagas para novos membros.
"Vamos primeiro fechar o projeto de desfile com o nosso carnavalesco para poder divulgar informações sobre audições. Temos hoje uma equipe maravilhosa e composta por pessoas de extremo talento e comprometimento com a escola", finaliza.


Saiba um pouco sobre a trajetória de Junior CVB:
http://comissaodefrente.blogspot.com.br/2012/05/sou-componente-junior-da-camisa-verde.html




NOSSA HISTÓRIA - Unidos da Tijuca e as comissões dos anos 2000

Unidos da Tijuca 2010
A Tijuca exibe em sua plumagem um leque de coreógrafos que ajudaram a escola a brilhar desde a virada do milênio.

Marcelo Misailidis fez um baile entre índios e portugueses, selou um casamento despudorado com a obra de Nelson Rodrigues e navegou por mares distantes que ligam os países de língua portuguesa, se despedindo da escola a bordo de um barquinho de papel.

Nino Giovanetti desceu as ladeiras de Salvador com seus pregoeiros cheios de delícias, ao som de um dos mais belos sambas da Marquês de Sapucaí, viajou no tempo em máquinas movidas pela paixão dos sambistas que as conduziam e caiu na obra de Miguel de Cervantes segurando firme as rédeas da imaginação sobre moinhos de vento alados.

Mozart e Sérgio Lobato deram as mãos num prelúdio de muita alegria.

Gabriel Cortez fez pose para a fotografia oficial da festa acompanhado de todos os patronos das escolas.

Até que chegam Rodrigo Negri e Priscila Mota prontos para colecionar prêmios. As mil faces criadas pelas máscaras de sua primeira coleção, os fizeram ir ao espaço sideral estagiar com seres de luz cheios de boas energias e voltarem com uma bagagem repleta de truques que os destacariam de vez na história das comissões de frente. Não bastava trocar máscaras, tinham que mudar o figurino também. E num passe de mágica, os tecidos rolaram na avenida para o espanto, êxtase e admiração de todos. Pronto! Haviam entrado para o roll dos momentos mais emocionantes da avenida... Mas eles queriam mais! Queriam levar nossas almas, fato que os fizeram perder as cabeças de tanto entusiasmo. E para comemorar? Só fazendo a festa no ritmo do fole coroado de Luiz Gonzaga.

Embarque nessa viagem. Mas é segredo, hein!

2012
ENREDO: “O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão”
 "O Rei mandou tocar o fole!"
por Rodrigo Negri

2011
ENREDO: "Esta noite levarei sua alma"
"Pague para entrar e reze para sair"
por Rodrigo Negri e Priscila Mota

2010
ENREDO: "É segredo"
"Nem tudo o que se vê parece ser"
por Rodrigo Negri e Priscila Mota

2009
ENREDO: "Tijuca 2009: Uma odisséia no espaço"
"Nave Solar e Alienígenas de Luz "
por Rodrigo Negri e Priscila Mota

2008
ENREDO: “Vou juntando o que eu quiser, minha mania vale ouro. 
Sou Tijuca, trago a arte colecionando o meu tesouro”
“Coleção de Máscaras”
por Rodrigo Negri e Priscila Mota

2007
ENREDO: “De lambida em lambida, a Tijuca dá um click na Avenida”.
“Lambe-lambe imperial na apuração do Carnaval”
por Gabriel Cortez

2006
ENREDO: “Ouvindo tudo o que vejo, vou vendo tudo o que ouço”.
“Prelúdio”
por Sérgio Lobato

2005
ENREDO: “Entrou por um lado, saiu pelo outro... Quem quiser que invente outro” .
“O imaginário de Dom Quixote”
por Nino Giovanetti

2004
ENREDO: “O sonho da criação e a criação do sonho: a arte da ciência no tempo do impossível”.
“A Ciência move o Homem ou o Homem move a Ciência?”
por Nino Giovanetti

2003
ENREDO: “Agudás, os que levaram a África no coração, e trouxeram para o coração da África, o Brasil”.
 “Pregoeiros de delícias baianas”
por Nino Giovanetti

2002
ENREDO: “O Sol brilha eternamente sobre o mundo de Língua Portuguesa”
“A Tijuca celebra as navegações, apresenta Camões e pede passagem”
por Marcelo Misailidis

2001
ENREDO: “Tijuca com Nelson Rodrigues pelo buraco da fechadura”.
“Do desejo à censura”
por Marcelo Misailidis

2000
ENREDO: “Terra dos papagaios... Navegar foi preciso”.
“Índios e portugueses”
por Marcelo Misailidis


domingo, 22 de julho de 2012

CARNAVAL 2013 - Marcelo Chocolate é o novo coreógrafo da Mangueira



O presidente Ivo Meirelles anunciou na última quarta feira (18/07), a contratação de Marcelo Chocolate para comandar a comissão de frente mangueirense.

Marcelo, sempre teve a dança em seu DNA e desde criança fazia sucesso dançando em festas. Mas foi um concurso de dança de salão, vencido por ele e sua irmã, que o fez procurar as aulas de dança. Quando saiu da Marinha profissionalizou-se como dançarino, professor e coreógrafo. Hoje, ele e a dançarina e coreógrafa Sheila Aquino, comandam um Espaço de Dança que leva o seus nomes.
Já participou de vários programas de TV, se apresentou em shows de diversos cantores como Alcione, Gilberto Gil, Dudu Nobre e Elza Soares, foi integrante da Companhia de Dança de Carlinhos de Jesus e foi integrante da comissão de frente da Mangueira por diversos anos.


Ele substituirá Jayme Arôxa, que esteve à frente do quesito nos últimos 3 anos.

 

sábado, 21 de julho de 2012

NOSSA HISTÓRIA - Salgueiro e as comissões dos anos 2000

Salgueiro 2012 - FOTO: Rafael Moraes
Lá vem o Salgueiro, com o seu "exército napoleônico", invadindo Portugal através da Avenida Marquês de Sapucaí em pleno ano 2000, onde comemoravam-se os 500 anos do Brasil. A ironia é que o comando desta tropa era de uma mulher de estatura baixa e com um nome cheio de coincidências. Carlota Portela, tem o mesmo nome da Rainha de Portugal, a espanhola Carlota Joaquina, esposa de D.João que veio para o Brasil, vejam só, fugindo da invasão das tropas de Napoleão, retratados na comissão de frente. E o sobrenome traz a co- irmã e também uma das escolas de samba mais antigas do carnaval carioca, a Portela.

E foi no Brasil, em 2001, mas especificamente no Salgueiro, que foram encontrados os guerreiros Guaikurus da tribo de Caio Nunes, que bateu as asas de sua imaginação fazendo pássaros pré históricos bailarem em meio a um show de luzes.

Mas, em 2003, a escola sentiu saudades de casa e decidiu fincar os pés no chão como se fossem raízes profundas de uma árvore gigante chamada tradição e começou um namoro com Marcelo Misailidis, que para entender que ali naquele solo ele não poderia ser MELHOR, nem PIOR e sim DIFERENTE, precisou viajar por civilizações... Foi à Índia atrás de guerreiros que dessem origem ao combustível da máquina propulsora de tanta alegria, trouxe primatas que acendessem a chama da paixão, mergulhou no universo dos minúsculos seres em busca de aranhas que tecessem a mais perfeita teia da vida e encontrou na Candace Nefertite, a explicação que precisava: "Salgueiro é amor que mora no peito". E este amor é imortal!

Uma escola revolucionária como o Salgueiro só poderia ter em suas cores o vermelho. A mais quente das cores primárias, sempre associada à mais vibrante das estações, que aquece a qualquer pessoa que se aproxime, assim como a sua bateria Furiosa. E com Hélio Bejani não foi diferente... Ele desembarcou na escola que cantava o orgulho de ser carioca, cheio de verão, praia e sol dentro de si. Foi paixão à primeira vista! Seu coração bateu forte como um "Tambor" e campeão caiu de cabeça no universo dos livros, onde junto com seus Monges Copistas escreveram mais uma página na história da agremiação. Uma história de cinema, capaz de transformar vendedores de balas nas grandes estrelas do maior espetáculo da terra.

E assim, Bejani seguiu adiante, incansável à criar
para a escola mais vibrante desta festa popular

transformou mulher em boneca, fez cangaceiro dançar
até dragão entrou na festa pra ajudar a história contar

Tudo isso a bordo da Caravana Arretada
que passou pela avenida animando toda arquibancada


Com vocês... As doze comissões dos anos 2000!

2012
ENREDO: “Cordel Branco e Encarnado”
"Caravana Arretada"
por Hélio Bejani


2011
ENREDO: “Salgueiro apresenta: o Rio no cinema”
"Em busca da fama"
por Hélio Bejani

2010 
ENREDO: "História sem fim"
"Monges Copistas"
por Hélio Bejani


2009
ENREDO: "Tambor"
"No princípio era o tambor..."
por Hélio Bejani

2008
ENREDO: “E o Rio de Janeiro continua sendo...”
“Colorindo a alegria de chegar...”
por Hélio Bejani


2007
ENREDO: “Candaces”.
“Asas da imortalidade”
por Marcelo Misailidis


2006
ENREDO: “Microcosmos: o que os olhos não vêem, o coração sente”.
“Tecendo a vida”
por Marcelo Misailidis

2005
ENREDO: “Do fogo que ilumina a vida, Salgueiro é chama que não se apaga”.
"O fogo que ilumina a vida"
por Marcelo Misailidis


2004
ENREDO: “A cana que aqui se planta tudo dá... até energia! Álcool, o combustível do futuro”
“Guardiões guerreiros”
por Marcelo Misailidis


2003
ENREDO: “Salgueiro, minha paixão, minha raiz, 50 anos de glória”.
“Academia do Samba”
por Marcelo Misailidis

2002
ENREDO: “Asas de um sonho. Viajando com o Salgueiro, o orgulho de ser brasileiro”.
“O bailar dos pássaros – a pioneira inspiração do mundo”
por Caio Nunes

2001
ENREDO: “Salgueiro no mar de Xarayés, é Pantanal, é Carnaval”.
“Guerreiros Guaykuru”
por Caio Nunes

2000
ENREDO: “Sou rei, sou Salgueiro, meu reinado é brasileiro”.
“Portugal invadido”
por Carlota Portela

sexta-feira, 20 de julho de 2012

ORDEM DOS DESFILES DE SÃO PAULO 2013




GRUPO ESPECIAL

Sexta-feira (8 de fevereiro de 2013)


1ª - Acadêmicos do Tatuapé
2ª - Rosas de Ouro
3ª - Mancha Verde
4ª - Vai-Vai
5ª - X-9 Paulistana
6ª - Dragões da Real
7ª - Águia de Ouro
Sábado (9 de fevereiro de 2013)
1ª - Nenê de Vila Matilde
2ª - Gaviões da Fiel
3ª - Mocidade Alegre
4ª - Tom Maior
5ª - Unidos de Vila Maria
6ª - Acadêmicos do Tucuruvi
7ª - Império de Casa Verde


GRUPO DE ACESSO
Domingo (10 de fevereiro de 2013)
1ª - Unidos de Santa Bárbara
2ª - Unidos do Peruche
3ª - Camisa Verde e Branco
4ª - Imperador do Ipiranga
5ª - Leandro de Itaquera
6ª - Pérola Negra
7ª - Estrela do Terceiro Milênio
8ª - Morro da Casa Verde

quinta-feira, 19 de julho de 2012

ENQUETE - Qual a melhor das comissões de frente portelenses?

Queremos saber qual a melhor comissão de frente de cada escola de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro na era Sambódromo. Para isso, vamos realizar uma enquete que terá duração de 15 dias para cada agremiação.
Assim, vamos descobrir qual a comissão favorita de cada escola. Quer embarcar nessa brincadeira?

Vamos abrir o nosso ciclo de enquetes com a Portela. Para participar basta conferir as apresentações nos links abaixo e deixar o seu comentário com o ano de sua escolha.  

Os anos 80

Os anos 90

Os anos 2000
http://comissaodefrente.blogspot.com.br/2012/07/portela-e-as-comissoes-dos-anos-2000.html


Aguarde!!!
A próxima escola é a Imperatriz Leopoldinense.


segunda-feira, 16 de julho de 2012

BASTIDORES - Vila Isabel 2012

Vídeo com o teste de maquiagem na Cidade do Samba

BASTIDORES - Unidos do Jacarezinho 2012

Croki do figurino da comissão de frente da Unidos do Jacarezinho 2012
CRIAÇÃO do carnavalesco Eduardo Gonçalves
DESENHO: Rafael Gonçalves

ENREDO: "O Samba ameniza mas não morre. Nelson Sargento da Mangueira e também do Jacaré"
COREÓGRAFA: Renata Monnier
 


sábado, 14 de julho de 2012

FIGURA DO SAMBA - Machine, o síndico da Marquês

Com apenas oito anos de idade, Machine, ganhou o título de 1° passista num concurso realizado na quadra da Beija Flor de Nilópolis, este fato deu início ao seu amor pela escola. Mais tarde, convidado pelo carnavalesco Geraldo Cavalcanti, foi para a Unidos da Ponte, onde se tornou passista e coordenador da escola mirim. Aos 15 anos, passou a integrar a ala de passistas da Beija Flor, tornando-se uma das atrações dos ensaios realizados na antiga quadra da escola. Durante toda a vida, sua trajetória foi ligada ao samba e à escola de Nilópolis. Além de passista, Machine foi um grande mestre sala e excursionou pela Europa e Japão.

José Carlos Faria Caetano, O Machine, ganhou esse apelido em 1983, na França, onde se apresentou nas festividades de fim de ano. Um empresário francês, Daniel Castro, o apelidou de "La Machine du Samba" (A Máquina do Samba), nome que foi logo simplificado pelo mestre Joãozinho Trinta que passou a chamá-lo simplesmente de "Machine".

Exatamente por ter uma vida dedicada à Marquês de Sapucaí, sua popularidade se mistura à própria história do Sambódromo. Machine foi convidado pelo então, governador do Rio de janeiro, Leonel Brizola, para coordenar os ensaios técnicos da avenida e desde então, é detentor das chaves da passarela do samba, o que lhe deu o complemento de "Síndico da Passarela" ao apelido.



Todos os anos, Machine sai de sua casa em São João de Meriti e passa 6 meses Sambódromo, trocando a noite pelo dia, acompanhando os processos de montagem e desmontagem das estruturas e coordenando os ensaios.

Tanta história e dedicação às escolas de samba fez com que Machine fosse eleito em 2010, pelo jornal O Dia, o sambista mais popular do Rio e lançasse no mesmo ano o livro "Machine, o Síndico da Passarela", aonde conta desde a sua infância suas aventuras no mundo do samba.


Machine conta essa história:

Passista, mestre sala, síndico da passarela e... coreógrafo de comissão de frente. Isso mesmo, Machine também foi responsável por algumas comissões nos anos 90.

ENREDO: “Brasil feito à mão – do barro ao Carnaval”
 “Mãos da miscigenação”

ENREDO: “A face do disfarce”.
“Corte de Momo”

ENREDO: “As sombras da folia”
“Sarau da Corte”

Com a proximidade dos desfiles, as comissões vão para avenida fazer alguns ensaios técnicos, onde conferem detalhes da coreografia e testam as surpresas que serão apresentadas (geralmente na madrugada). Machine não está mais à frente das comissões, mas a sua ligação com elas ainda é intensa. Isso porque, os coreógrafos precisam agendar seus ensaios com ele, que fica também responsável pela fiscalização dos mesmos, além de organizar os horários dos grupos na pista.

Abaixo, temos uma tabela com a programação de ensaios das comissões de frente das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio para o carnaval de 2008, cedida por Machine à Julio Cesar Farias para o livro "Comissão de Frente - Alegria e Beleza Pedem Passagem":




sexta-feira, 13 de julho de 2012

CARNAVAL 2013 - Renata Monier segue na Unidos do Jacarezinho



SRZD  Carnaval - A escola de samba Unidos do Jacarezinho, que homenagerá o intérprete Jamelão em 2013, renovou o contrato da coreógrafa Renata Monier.

Há 4 Carnavais desenvolvendo a comissão de frente da agremiação, Renata está feliz com o reconhecimento de seu trabalho e confessou que já tem inspirações sobre o enredo.

"A segurança, a amizade e a confiança que a escola tem em mim me deixam muito à vontade", afirmou a profissional.

"Já tenho várias ideias. Jamelão é a história do samba e será uma honra criar e desenvolver uma coreografia em homenagem a ele na Avenida", completou.

A atual campeã do Grupo de Acesso C desfilará na Passarela do Samba em 2013.