sexta-feira, 23 de março de 2012

POR AÍ - Carnaval de Uruguaiana

ILHA DO MARDUQUE
ENREDO: "FRANCISCOS - Carinhosamente 'Chicos',Orgulhosamente Brasileiros!"
COREÓGRAFA: Luciana da Rosa 









A Comissão de Frente da Ilha do Marduque é englobada no primeiro setor que trata do Rio São Francisco, assim, ela representa os índios: a superstição e a história desta região. Contando com 13 componentes, a comissão ensaiou desde dezembro de 2011 para conquistar a nota máxima no desfile.

A coreógrafa é Luciana da Rosa que ano passado realizou sua estreia nesta função na própria escola. Diferente do ano passado, a Comissão não trouxe tripé na coreografia e teve fantasia inédita. Luciana contou com a ajuda do Diretor da Escola, Renato da Rosa, que já ensaiou a Comissão de Frente da escola por 4 anos seguidos.

OS ROUXINÓIS
ENREDO: "Contar, Cantar e Sambar"
COREÓGRAFO: Fábio
 Com uma coreografia focada no Egito, a Comissão de Frente d’Os Rouxinóis baseou-se na história para agitar a Avenida. Contando com  15 componentes, o grupo é dirigido por Leonardo  e coreografado por Fábio que estão há  4 anos na escola. Leonardo conta que eles receberam ajuda de Rodrigo Guterres, o “Bolinha”, na parte de expressão corporal e preparação física.

Ensaiando desde novembro de 2011, o grupo desfilou confiante de que fariam um grande show junto com sua escola. Com surpresas tanto na coreografia quanto na fantasia, o tripé que veio junto à comissão foi utilizado de uma forma que nunca havia sido trabalhado anteriormente na escola.  A fantasia foi inédita - O carnavalesco nos deu o tema e nós montamos a fantasia do nosso gosto – diz Leonardo.


Faltando poucos dias para o Carnaval, a comissão ensaiou em ritmo acelerado para conseguir perfeição na Avenida. Com grande parte do grupo composta por membros oriundos de CTGs (Centros de tradições Gaúchas), a equipe já tem uma base na dança, colaborando para o rápido aprendizado. O coreógrafo ainda ressalta que há uma troca constante no grupo ano a ano.

A Comissão de Frente 2012 é composta por: Elbio Santos, Alex Willers, Vitor Santos, Luiz Adão Santos, Kleysmann Almeida, Tiago Molina, Kilson Estevo, Cristian Rodriguez, Thiago Fonseca, Junior Paiva, Mauricio Silva, Lucas Rajas, Marcos Hipolito, Vinicios Dias e Rodrigo Silva.

COVA DA ONÇA
ENREDO: "Tem Kizomba na Avenida! Cova Canta Martinho, Show da Vila"
COREÓGRAFO:  Cristina Fernandez

Faltando poucos dias para o carnaval de Uruguaiana, a Comissão de Frente da Cova da Onça já mostrava seu preparo e expectativa para um grande desfile. Com 16 componentes, a comissão foi monitorada pelo coordenador Rogério Marques e coreografada pela professora de dança Cristina Fernandez que há 6 anos está na escola.

Ela contou que houve um grande preparo e esforço físico e até brinca dizendo que todos largaram suas festas, novelas e até o barzinho para se dedicar totalmente à escola. O grupo trabalha durante todo ano, sendo que o preparo específico ao Carnaval começa por volta de outubro. Este ano, a escola contou com a colaboração de Marcos Caye que cursa Artes Cênicas para melhorar o desenvolvimento teatral na Avenida.

Com nota máxima em 2010 e 2011, Cristina que trouxe para a avenida uma coreografia ousada e inovadora. Na escola desde 2006, a professora começou com uma ala coreografada e, no ano seguinte, passou a ensaiar a Comissão de Frente. Ela relata que em 2007, faltando 15 dias para o Carnaval, foi convidada para ensaiar a Comissão de Frente da escola, apesar do pouco tempo ela aceitou o desafio:

- Eu não tinha noção nenhuma de desfile, atravessei a avenida reto, até que um dos jurados me falou que devia parar e apresentar o grupo à frente da cabine de julgamento.

Cristina tem como inspiração os coreógrafos Jaime Arôuxa e Deborah Colker.

Carolina Cortez, Joziane Alzani, Hellen Dias, Elidiane Monteiro, Joice Miranda e Tatiane Alves, José Correa, Matheus Mascia, Paulo Monteiro, Julio Mello, Wesley Dias, Fabiano Soares, Marcelo Lima. Henrique Ceccon e Leonardo Guez não estavam presentes.

BAMBAS DA ALEGRIA
ENREDO:  "Pérolas Negras - Passos que vêm de Longe"
COREÓGRAFOS: Dieguinho e Preto

Contando com 13 componentes, a Comissão de Frente dos Bambas da Alegria neste ano, tem Katrine como a única mulher no grupo coreografado por Dieguinho e Preto.

A maioria dos componentes faz parte de CTGs (Centro de Tradições Gaúchas), o que é defendido por um dos integrantes, Ney: “Isso é muito bom, porque eles já possuem uma grande noção de dança”. A partir de dezembro, o grupo começou a se preparar mais forte para o Carnaval - Ensaiamos 2 horas por dia para causar impacto no começo do desfile".




A diretora Cheila Oliveira também ficou entusiasmada com a preparação da Comissão de Frente. Com um tema surpresa, o grupo esteve com uma rotina com ensaios rigorosos e cansativos. Mesmo assim, o grupo mostrou entusiasmo e vibração, superando o cansaço da preparação.
Nei, Heider, Sergio Babu, Rogerio, Neto, Dudu, Lineker, Eurico, Mateus, Kelvin, Tiago Pipa, Jonatan Juvenil e Katrine

DEU CHUCHA NA ZEBRA
ENREDO: "Deu Chucha na Zebra - Na Essência do Samba"
COREÓGRAFA: Paula 

A Comissão de Frente da Deu Chucha na Zebra veio ensaiando em ritmo acelerado para o carnaval, contando com 14 componentes a comissão apresentarou na Avenida uma coreografia sem utilização de tripé. Tendo como coreógrafa Paula e como diretor Jeferson, a comissão apostou na sua coreografia.





O diretor revelou que este ano o grupo estava bem ensaiado e coordenado para o desfile. As fantasias são trazidas de de São Paulo e possui dois componentes que ainda são segredo. Segundo Jeferson, a comissão ensaiou desde setembro do ano passado para levantar a Pres. Vargas e alcançar a nota máxima dos jurados. 
Alex, Ale Teixeira, Alex Alves, Betinho, Juba, Carol, Leticia, Mariana, Jonatas, Leo, Jonas e Sergio 

ACADÊMICOS DE SÃO MIGUEL
ENREDO: " Cabra da Peste Como Eu... Tudo Sonha. Tudo Pode"
COREÓGRAFOS: Darlan Machado  e Ana Paula Fontoura
  A comissão da São Miguel apostou em uma coreografia arrojada para 2012. Com 15 componentes, a comissão é coreografada e dirigida por Darlan Machado  e Ana Paula Fontoura.


O grupo ensaiou todos os dias desde dezembro - A nossa coreografia foi baseada no nordeste junto ao enredo da escola, trabalhamos duro para surpreender o público com uma bela apresentação - conta Ana Paula que também participa da Comissão de Frente. A coreógrafa declarou que a fantasia da Comissão de Frente veio de São Paulo, da Acadêmicos de Tucuruvi. A fantasia representou bonecos de barro na Avenida.
Bruna, Luana, Jéssica, Ana Paula, Arysson, Lucas, Douglas, Diulio,Felipe, Alisson, Eduardo, Michael, Maik, Willian e Rafael

APOTEOSE DO SAMBA
 FONTE: SAMBASUL
FOTOS: Valéria Del Cueto

Nenhum comentário:

Postar um comentário